Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Emater prevê produção estável na safra 2008/09 no RS

Porto Alegre, 23 - Os produtores gaúchos devem semear uma área de 6,350 milhões de hectares com as principais culturas de verão da safra 2008/09, resultado quase igual ao do ciclo anterior. Com base nas estimativas iniciais de rendimento, a Emater prevê a colheita de 20,3 milhões de toneladas, que também representa estabilidade em comparação à safra passada.

Agência Estado |

Os dados foram divulgados hoje, junto com a primeira pesquisa de intenção de plantio realizada pela entidade, que coleta informações de 485 escritórios municipais.

O feijão deve ter a maior variação positiva, com 12,9% de crescimento na área, para 82.944 hectares na primeira safra. A produção deve subir 23,3% para 93.478 toneladas, estimulada pelos preços remuneradores. A área do arroz ficará estável, com apenas 0,84% de acréscimo sobre a safra anterior e a produção deve chegar a 7 milhões de toneladas (-4,42%). A Emater considera um recuo de 5,24% na produtividade média da cultura, que teve um forte aumento nas últimas quatro safras. Para a entidade, dificilmente esse ritmo irá se manter.

Já a tendência para o milho é de alta de 1,46% na área, para 1,406 milhão de hectares, embora seu custo de implantação seja maior que o da soja. A variação de área foi estimulada pelos preços no momento em que o produtor decidiu o plantio, disse o agrônomo Gianfranco Bratta. No Rio Grande do Sul, o plantio de milho começou em agosto e se estende até janeiro. A produção está estimada em 5,492 milhões de toneladas (+5,07%).

A área de soja deve apresentar leve queda de 0,20% para 3,796 milhões de hectares. Com base na produtividade inicial, estimada em 2.038 quilos por hectare, o Estado pode colher 7,737 milhões de toneladas. A meteorologia espera um clima neutro no próximo verão, disse Prata, sem efeitos dos fenômenos La Niña e El Niño. O comportamento normal do clima no verão gaúcho é de chuvas abaixo da necessidade.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG