Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Em meio à crise, lucro líquido da Fiat cai 16,2% em 2008

SÃO PAULO - A montadora Fiat registrou um lucro líquido de 1,7 bilhão de euros em 2008, montante 16,2% menor do que o do ano anterior. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pela empresa e mostram os efeitos de um dos piores momentos do setor automobilístico mundial sobre a companhia.

Valor Online |

 

A receita do grupo no acumulado do ano foi de 59,4 bilhões de euros, representando um aumento de 1,5% com relação a 2007. O resultado positivo, neste sentido, foi gerado principalmente pelo bom desempenho da empresa no primeiro semestre, no qual teve alta de 10,9% na mesma base de comparação.

No entanto, a receita da Fiat foi limitada pela queda no resultado do segundo semestre ( -7,7%), cuja pressão veio principalmente do quarto trimestre, quando a empresa acumulou uma receita de 13,1 bilhões de euros, 17,2% inferior à de 2007.

A divisão de automóveis da companhia, a mais importante do grupo, registrou uma receita de 26,9 bilhões de euros, praticamente estável frente a 2007. Ao todo, foram entregues 2,15 milhões de veículos no período, o que representou uma queda de 3,6% na mesma base de comparação.

O crescimento das entregas de automóveis no Brasil (+9%), na França (+31%) e na Alemanha (+14%), foram mais que compensadas pelo declínio nas entregas para a maioria dos demais mercados, incluindo a Itália (-16%).

A divisão de máquinas agrícolas e equipamentos de construção acumulou receita de 12,7 bilhões de euros, um aumento de 7,4% na comparação com o ano anterior. Já a divisão de veículos comerciais e caminhões registrou receita de 10,8 bilhões de euros, uma queda de 3,8%, ante 2007.

Diante dos resultados, a montadora italiana disse também que vai cortar os dividendos para 2008, além de interromper seu programa de recompra de ações.

Nesta semana, a Fiat fechou acordo com a Chrysler, assumindo uma participação de 35% na empresa norte-americana em troca de compartilhamento de tecnologia e distribuição.

Leia também:

 

Leia mais sobre lucros

Leia tudo sobre: lucro

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG