Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Elevada carga de impostos ainda afeta o crescimento da indústria nacional

BRASÍLIA - Apesar dos efeitos negativos gerados pela atual crise do sistema financeiro mundial na indústria, os empresários brasileiros ainda creditam à elevada carga tributária os principais problemas enfrentados por todo setor produtivo. Esse é um dos diagnósticos da sondagem trimestral realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O levantamento foi realizado com 1.407 empresas de 23 estados.

Carol Pires, Último Segundo/Santafé Idéias |

A falta de demanda ¿ neste caso um dos efeitos da crise¿ também influenciou todo o setor produtivo. O problema passou de 6º para 2º dentro do ranking dos principais entraves enfrentados por empresas de pequeno porte. No caso das médias, a retração das compras foi de 8° para 3º. As grandes também elencaram a baixa demanda como sua segunda principal preocupação.

A inadimplência dos clientes também ganhou importância entre as  dificuldades enfrentadas pelo setor produtivo. Entre as empresas de médio porte, por exemplo, o risco de calotes passou de 11º para 8º principal preocupação.

Pessimismo

A CNI questionou os empresários sobre suas expectativas para o próximo semestre em relação à demanda, compras de matérias-primas, emprego e exportações. Todos os resultados foram mais pessimistas em relação ao trimestre anterior.

A expectativa de evolução da demanda ficou em 39,7 pontos, sendo que uma pontuação abaixo dos 50 pontos representa previsão de queda. Em outubro de 2008, o mesmo índice era 13,8 pontos superior.

A previsão de compras também foi revista para baixo pelos entrevistados, caindo de 51,1 pontos (outubro) para 38,9 pontos em dezembro do ano passado. A marca é a menor desde outubro de 2001.

O empresariado também espera um aumento nas taxas de  desemprego  (40,5 pontos contra 49,8 em outubro) e que as exportações caiam fortemente (41,7 pontos contra 48,4 pontos em relação ao trimestre anterior).

Leia tudo sobre: cni

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG