Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Eletrobrás espera leilão de primeira usina do rio Tapajós para 2010

RIO - O presidente da Eletrobrás, José Antonio Muniz Lopes, acredita que o projeto da primeira usina do Complexo do Rio Tapajós estará pronto para licitação em junho de 2010. De acordo com o executivo, a primeira hidrelétrica do empreendimento a ser licitada será São Luís do Tapajós, que terá potência instalada de 6.

Valor Online |

300 megawatts (MW).

O projeto engloba o total de cinco usinas, com capacidade de gerar 10.680 MW. Além de São Luís do Tapajós, que será a maior das cinco usinas, deverão ser construídas as usinas de Jatobá, Jamanxim, Cachoeira dos Patos e Cachoeira do Caí, sendo que as as três últimas serão no rio Jamanxim, afluente do Tapajós.

Muniz Lopes, que participou de almoço na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), afirmou que o complexo será o primeiro no Brasil a ser erguido dentro do conceito de "usina-plataforma", que descarta a instalação de vilas de funcionários, evitando desta forma a construção de cidades no entorno da hidrelétrica. Desta maneira, segundo ele, haverá menor impacto ambiental, em um empreendimento cercado por parques nacionais na Amazônia.

A expectativa do presidente da Eletrobrás é de que São Luís do Tapajós e Jatobá, ambas no rio Tapajós, precisem de uma área alagada com 1,3 mil quilômetros de espelho d'água. Segundo ele, a projeto original, da década de 90, previa apenas uma usina, com potência de 9 mil MW e espelho d'água de 2,2 mil quilômetros quadrados.

"O espelho d'água é praticamente o espelho dos rios nas grandes cheias. Hoje estimamos investimentos da ordem de R$ 30 bilhões para as cinco usinas, mas esse valores ainda são preliminares e serão aprimorados", revelou Muniz Lopes.

O executivo evitou falar sobre os investimentos previstos para a construção da usina de Belo Monte, no rio Xingu, que deverá ter potência de 11,2 mil MW. Segundo ele, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) vai começar a preparar os estudos para o leilão do empreendimento, que deve ocorrer em setembro de 2009.

(Rafael Rosas | Valor Online)|

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG