Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Eles só querem comprar à vista

A vedete do comércio é o cartão de crédito, aceito até em barracas de camelô, mas existem alguns consumidores resistentes ao endividamento e que só compram à vista, qualquer que seja o produto. Só compro o que posso pagar.

Agência Estado |

Sempre fui assim, desde que me casei, há 53 anos", revela o aposentado Raul Clini, 76 anos. "Comprando à vista consigo um preço melhor e fico livre de dívida."

O hábito de comprar tudo em dinheiro vivo também é compartilhado pelo comerciante Marcelo Canova, 38 anos. "Não herdei o hábito de meus pais porque eles são diferentes de mim. Mas, desde adolescente, percebi que há possibilidade de melhor barganha pagando à vista." Para ele, a incerteza do futuro o faz evitar dívidas. "Prefiro não protelar. Se tenho dinheiro, pago na hora. Afinal, terei de pagar de qualquer jeito", diz.

O comportamento adotado por Canova e Clini são aprovados por especialistas em economia doméstica. "Para adquirir bens de consumo, o ideal é que se compre sempre à vista. Com dinheiro na mão é sempre possível fazer um melhor negócio", diz o Professor José Vieira Dutra Sobrinho.

"Vale lembrar que não existe opção de parcelamento que não embuta juros", afirma o professor de Finanças da PUC de São Paulo e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fábio Gallo. "Por isso, pagando à vista, o consumidor não gasta o que não tem e não se endivida". Entretanto, Gallo faz uma ressalva importante. "De nada adianta pagar à vista, mas entrar no cheque especial por isso. Aí, os juros são mais altos do que o do parcelamento."

O professor de Finanças conta ainda que muita gente considera ilusão o pagamento à vista, já que na maioria das lojas o preço é o mesmo em uma ou dez vezes. "Quando não há diferença é preciso brigar pelo desconto", ensina. "Quem aceita pagar o mesmo valor no ato do que o cobrado pelo parcelamento está dando dinheiro para o comerciante", conclui.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG