Roberto Castello Branco, ex-presidente da Petrobras
Marcelo Camargo / Agência Brasil
Roberto Castello Branco, ex-presidente da Petrobras

A mineradora Vale elegeu nesta segunda-feira o seu novo C onselho de Administração . Em Assembleia Geral Ordinária (AGO), os acionistas escolheram doze novos integrantes para definir os rumos da mineradora pelos próximos dois anos . Há ainda um 13º assento, ocupado por um representante dos funcionários, que já foi eleito. Entre os eleitos, está Roberto Castello Branco, ex-presidente da Petrobras  criticado por Bolsonaro pelo regime de funcionamento da empresa.

A eleição estava originalmente marcada para a última sexta-feira, mas foi suspensa e remarcada para hoje, após diversos acionistas alegarem problemas no processamento de votos das ADS (recibo de ações negociados nos EUA) no boletim de voto à distância. Na sexta-feira, a empresa aprovou o balanço , a distribuição de resultados e a remuneração dos executivos.

Essa é a primeira assembleia após o fim do bloco de controle na estrutura acionária da empresa. Em novembro de 2020, acionistas como BNDES, Bradespar, Mitsui, Previ e outros fundos de pensão de estatais deram fim ao acordo de acionistas e passaram a vender suas ações na mineradora. Agora, a companhia é uma corporação com o capital pulverizado na Bolsa, sem um controlador definido.

A assembleia de acionistas ocorre em um momento em que a mineradora alcançou a posição de companhia mais valiosa da América Latina ao ultrapassar US$ 100 bilhões em valor de mercado.

Assim que abriu o encontro, o presidente da AGO, Luiz Antonio de Sampaio Campos, disse que o banco Citibank informou que os votos foram recontados no fim de semana, pois houve erro no processo. Após duas horas de suspensão, dos 16 nomes que concorreram, 12 foram finalmente eleitos, dos quais sete independentes.

Você viu?

Minoritários emplacam os quatro nomes

Os fundos minoritários conseguiram emplacar os quatro nomes que indicaram. Venceu Marcelo Gasparino, que já era conselheiro da Vale e renunciou ao cargo de conselheiro da Petrobras mês passado.

Foram eleitos ainda Rachel Maia, que é conselheira do Grupo Soma , do ramo de vestuário e ex-presidente de marcas de luxo como Lacoste e Tiffany no país, e Mauro Cunha, ex-presidente da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec).

Foram eleitos ainda como conselheiros José Maurício Pereita Coelho, Eduardo de Oliveira Rodrigues Filho, Fernando Jorge Buso Gomes, Ken Yasuhara, José Luciano Duarte Penido (independente), Manuel Lino Silva de Sousa Oliveira (independente), Roger Allan Downey (independente) e Murilo Cesar Lemos dos Santos (independente).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!