Pagamento do benefício inicia hoje
Divulgação/Caixa Econômica Federal
Pagamento do benefício inicia hoje

Começa nesta quinta-feira (dia 18) o  calendário de pagamentos do Bolsa Família  referente ao mês de março , ainda sem as novas parcelas do auxílio emergencial  prometidas pelo governo federal. Os primeiros a receber são aqueles com Número de Identificação Social ( NIS ) de final 1.

A demora na aprovação e na promulgação da PEC Emergencial — que abriu caminho para uma nova rodada de pagamentos do auxílio — e o atraso da União na edição de duas medidas provisórias liberando crédito extraordinário e estabelecendo as regras para ter direito ao benefício levaram a uma mudança de planos.

A previsão inicial era iniciar os pagamentos do novo auxílio ainda neste mês. Mas, agora, a expectativa é que os trabalhadores informais inscritos no CadÚnico — mas sem direito ao Bolsa Família — sejam os primeiros a receber o benefício e somente no início de abril. Em seguida, o dinheiro seria liberado para os que se inscreveram pelo site ou pelo aplicativo da Caixa, além dos Correios.

Os beneficiários do Bolsa Família seriam os últimos a ter as parcelas liberadas, de 16 a 30 de abril, seguindo o cronograma regular de pagamentos do programa social.

Confira o calendário do Bolsa Família para este mês:

  • NIS de final 1 - 18 de março
  • NIS de final 2 - 19 de março
  • NIS de final 3 - 22 de março
  • NIS de final 4 - 23 de março
  • NIS de final 5 - 24 de março
  • NIS de final 6 - 25 de março
  • NIS de final 7 - 26 de março
  • NIS de final 8 - 29 de março
  • NIS de final 9 - 30 de março
  • NIS de final 0 - 31 de março

Contas poupanças sociais digitais

Neste mês de março, Caixa Econômica Federal está abrindo contas poupanças sociais digitais — que podem ser movimentadas pelo aplicativo Caixa Tem — para o último grupo de beneficiários do Bolsa Família. Esse procedimento começou ainda no ano passado.

Os beneficiários com NIS de finais 9 e 0 começaram a receber por conta digital em dezembro. Em janeiro, o pagamento pelo Caixa Tem foi para os inscritos com NIS de finais 6, 7 e 8. Em fevereiro, foi a vez dos que têm NIS de finais 3, 4 e 5.

Neste mês, as contas serão abertas para os beneficiários com NIS de finais 1, 2 e indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, agricultores familiares, assentados, acampados e pessoas em situação de rua.

Como movimentar a conta

A conta social digital é uma poupança simplificada, sem tarifas de manutenção, com limite mensal de movimentação de R$ 5 mil. Para utilizá-la, não é preciso gerar uma nova senha. O beneficiário pode usar a mesma senha do cartão do programa social.

Logo após o crédito do valor na conta, é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos, utilizando um cartão de débito virtual e QR Code, por meio de mais de nove milhões de maquininhas de cartão espalhadas por todo o Brasil.

O beneficiário também pode realizar o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral, pelo aplicativo ou nas casas lotéricas, por meio da opção "Pagar na Lotérica" do Caixa Tem, além de realizar saques da conta com o cartão do programa Bolsa Família ou o Cartão Cidadão.

A poupança social digital foi criada, inicialmente, para pagamento do auxílio emergencial e, em outubro, foi sancionada a lei que transformou a conta em permanente. Mais de 105 milhões de poupanças sociais digitais foram abertas no aplicativo Caixa Tem.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!