Após o IBGE anunciar que a economia brasileira avançou 0,6% no terceiro trimestre de 2019, o presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta terça-feira (3), que a equipe econômica projeta novo crescimento no quarto trimestre. Bolsonaro disse que o anúncio dos dados do Produto Interno Bruto ( PIB ) veio em "boa hora" e que não foi surpresa para o governo.
"Algo que pode ser inesperado para analistas econômicos, mas da nossa parte sabíamos que viria uma boa notícia. E ela veio em uma boa hora. E a minha equipe econômica, a nossa equipe econômica, é de todos vocês, diz que a previsão para o próximo trimestre é crescer. O Brasil está crescendo", afirmou Bolsonaro, durante evento de celebração do combate à corrupção.
No terceiro trimestre deste ano, o que mais contribuiu para o resultado positivo
foi o comportamento da agropecuária
, que cresceu 1,3%. Na sequência, os dois setores que contribuíram para a alta do índice foram a indústria, que avançou 0,8%, e pelos serviços, com alta de 0,4%.
Analistas projetavam que o PIB do país registrasse alta de 0,4%, de acordo com a mediana das projeções compiladas pela agência Bloomberg.
O resultado mostra uma ligeira aceleração da recuperação da economia entre julho e agosto, embora em ritmo ainda fraco e mais lento do que se esperava no começo do ano. Em valores correntes, o PIB do terceiro trimestre alcançou R$ 1,842 trilhão.
Em relação ao terceiro trimestre de 2018, o crescimento do PIB foi de 1,2%. No acumulado em quatro trimestres terminados no 3º trimestre de 2019, o PIB registrou crescimento de 1%, frente aos quatro trimestres imediatamente anteriores.