A Caixa Econômica Federal começa a pagar nesta quinta-feira (19) o abono salarial do PIS/Pasep para os trabalhadores nascidos em setembro com direito ao benefício. Quem recebe pelo Programa de Integração Social (PIS), ou seja, quem colabora ou colaborou para a iniciativa privada e tem conta no banco, o depósito foi feito automaticamente na terça-feira (17).

Leia também: Mercado só gera emprego que paga até dois salários mínimos, mostra Ipea

PIS/Pasep foi liberado nesta quinta-feira apenas para os nascidos em setembro e deve ser recebido pela Caixa ou Banco do Brasil
Reprodução
PIS/Pasep foi liberado nesta quinta-feira apenas para os nascidos em setembro e deve ser recebido pela Caixa ou Banco do Brasil

No caso dos servidores públicos, o pagamento do abono salarial do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é feito pelo Banco do Brasil (BB). Recebe o benefício neste mês apenas os cadastrados com final de inscrição 2.

Os nascidos nos meses de julho a dezembro ou tem número final de inscrição entre 0 e 4 receberá o benefício ainda no ano de 2019. Enquanto isso, quem nasceu entre janeiro e junho e tem o número de inscrição entre 5 e 9 só consegue ter acesso ao dinheiro no primeiro trimestre de 2020.

Independente da data de nascimento, a quantia deve ficar à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2020, quando o prazo para o recebimento acaba.

Você viu?

Leia também: FGTS: prazo para correntista da Caixa antecipar saque de R$ 500 termina domingo

Quem pode sacar o benefício

Tem direito ao abono as pessoas cadastradas no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos e ter trabalhado com carteira assinada em 2018 por, no mínimo, 30 dias, com remuneração salarial até dois salários mínimos, em média.

É preciso, também, que o empregador tenha informado corretamente os dados do trabalhador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2018, entregue ao governo federal.

Como fazer o saque

Quem recebe pelo PIS, e possui o Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou casa lotérica. Sem esses documentos, é preciso ir a qualquer agência da Caixa com algum documento de identificação.

Para saber mais, basta ligar para o 0800-726-02-07 da Caixa. No site do banco , o trabalhador também pode verificar se é possível fazer o saque no campo "Consultar Pagamento". Para isso, é preciso ter o número do NIS ( PIS/Pasep ) em mãos.

Funcionários públicos, com direito ao Pasep devem verificar se houve depósito em conta. Em caso negativo, é necessário ir até uma agência do Banco do Brasil com um documento de identificação. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!