Tamanho do texto

Os problemas nos mercados financeiros globais se intensificaram em setembro e a atividade econômica enfraqueceu no 12 distritos do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), diz o livro bege do banco, divulgado ontem. O relatório preparado pelo escritório do Fed de Chicago, com dados de até 6 de outubro, vai subsidiar as decisões de política monetária da próxima reunião do Comitê de Mercado Aberto do Fed, nos dias 28 e 29.

Segundo o "livro bege", todas as regiões dos EUA estão mais pessimistas sobre a economia. A maioria dos distritos relatou desaceleração na atividade industrial e redução dos gastos dos consumidores e investimentos.

"As condições de crédito se caracterizaram como apertadas em todos os 12 distritos, com vários deles relatando disponibilidade reduzida de crédito tanto para as instituições financeiras como para as não financeiras."

Os únicos setores em alta foram agrícola, de mineração e de energia. E as pressões dos custos sobre os preços se reduziram em todos os distritos. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.