prosseguiu em queda nos Estados Unidos em dezembro, diz o Fed - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Economia prosseguiu em queda nos Estados Unidos em dezembro, diz o Fed

A economia prosseguiu recuando nos Estados Unidos no mês de dezembro, anunciou o Banco Central americano (Federal Reserve, Fed) nesta quarta-feira em seu Livro Bege.

AFP |

"A atividade econômica continuou em queda em quase todos os estados americanos desde o dia 3 dezembro", quando foi publicado o último relatório do Fed sobre o assunto.

O informe desta quarta-feira deve ser utilizado pelo Fed para preparar a reunião de política monetária de 27 e 28 de janeiro.

"As vendas no varejo foram baixas, principalmente durante a temporada de férias", diz o texto, elaborado a partir de informações colhidas até o dia 5 de janeiro.

"A atividade industrial recuou em quase todos os estados", segundo o documento.

"De um modo geral, a atividade do setor dos serviços diminuiu em quase todo o país", com exceção de alguns setores de Boston (nordeste), Chicago (norte) e Richmond (leste).

O mercado imobiliário comercial e civil "degradou-se na maior parte dos estados", e "as atividades de empréstimo bancário mantiveram-se em baixa" na maioria dos casos, destaca o relatório.

Segundo o Banco Central americano, "as condições de obtenção de crédito permanecem difíceis em muitos estados".

O Fed também constatou "uma degradação geral das condições do mercado de trabalho" na maioria dos estados.

Sobre os preços, o Fed destacou que os consumidores foram beneficiados com "importantes descontos nas lojas de quase todos os estados" do país.

Entretando, parece que não aproveitaram estes descontos, já que as vendas no varejo caíram 2,7% entre novembro e dezembro de 2008, segundo uma estatística publicada na manhã desta quarta-feira pelo departamento do Comércio.

mj/yw/sd

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG