WASHINGTON - A atividade econômica enfraqueceu em todos os 12 distritos pesquisados pelo Federal Reserve (banco central dos EUA), com contrações nas vendas no varejo e especialmente nas de veículos na maioria das regiões. Os informes sobre a atividade no setor de serviços foram em geral negativos, enquanto a atividade industrial declinou na maioria dos distritos e as novas encomendas à indústria foram fracas.

É o que diz o Livro Bege, o sumário sobre as condições da economia norte-americana que servirá de base para as decisões de política monetária a serem tomadas na reunião do BC norte-americano em 15 e 16 de dezembro.

O informe divulgado nesta quarta-feira foi preparado pela unidade do Federal Reserve de Minneapolis, com base em dados coletados até 24 de novembro. "Quase todos os distritos relataram mercados de moradias fracos, caracterizados por preços de venda reduzidos e atividade de vendas fraca, mas estável. Os mercados de imóveis comerciais declinaram na maioria dos distritos", informa o levantamento.

Segundo o relatório, o crédito se contraiu, com muitos distritos relatando reduções na concessão de empréstimos residenciais, comerciais e industriais e padrões mais exigentes para dar empréstimos. As condições no setor agrícola foram variadas, com uma colheita relativamente boa, mas com preocupações quanto à lucratividade. "A produção e exploração nos setores de mineração e energia começaram a se enfraquecer, devido à baixa dos preços de venda", diz o Livro Bege.

O documento também diz que "os informes descreveram as condições do mercado de mão-de-obra como em enfraquecimento. As pressões de salários foram em geral fracas".

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.