Tamanho do texto

O Produto Interno Bruto (PIB) do Uruguai teve uma forte alta em relação a igual período do ano passado, apesar de uma leve desaceleração no ritmo do crescimento durante o primeiro trimestre deste ano, divulgou hoje o Banco Central do país.O PIB do primeiro trimestre subiu 8,9% na comparação com o mesmo período de 2009, guiado por um forte ganho na produção de energia, assim como nos setores de comércio, entretenimento, transporte e comunicação.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Uruguai teve uma forte alta em relação a igual período do ano passado, apesar de uma leve desaceleração no ritmo do crescimento durante o primeiro trimestre deste ano, divulgou hoje o Banco Central do país.

O PIB do primeiro trimestre subiu 8,9% na comparação com o mesmo período de 2009, guiado por um forte ganho na produção de energia, assim como nos setores de comércio, entretenimento, transporte e comunicação. Em relação ao último trimestre do ano passado, o PIB teve uma alta de 1,7%, menor do que a dos três trimestres anteriores.

O crescimento na produção de energia se deu principalmente devido ao aumento na produção das hidrelétricas. Fortes chuvas caíram na região este ano, enchendo os reservatórios após a seca do ano passado.

O crescimento no setor agrícola foi moderado, subindo 5,9% na comparação com 2009. Em relação ao trimestre anterior, a produção agrícola caiu 1,7%. Essa queda foi compensada por um forte aumento no setor manufatureiro, que subiu 3% na comparação com o trimestre anterior. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.