Washington, 14 jan (EFE).- A economia dos Estados Unidos continuou se enfraquecendo em todas as regiões do país em dezembro, afetada por uma escassez de crédito e quedas nas vendas no varejo, indicou hoje o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) em seu livro bege.

"A maioria dos distritos (dos EUA) registrou uma atividade reduzida ou uma baixa nas indústrias (...) Em termos gerais, a atividade econômica continuou enfraquecendo", assinalou o Fed em seu relatório periódico.

Economistas e funcionários do Fed disseram que a atual crise econômica será a mais prolongada desde a Grande Depressão da década de 30.

Espera-se que o Fed mantenha quase em zero a taxa básica de juros, quando seu Comitê de Mercado Aberto se reunir, em 27 e 28 de janeiro.

A maioria dos economistas calcula que a economia dos EUA vai se contrair 1,5% este ano, e que o Federal Reserve não subirá as taxas de juros até 2010.

O "livro bege" indicou que as vendas no varejo foram, em geral, fracas, e em particular durante a temporada de festas de fim de ano.

"A atividade manufatureira diminuiu na maioria dos distritos, e a atividade do setor de serviços caiu em todos os distritos", segundo o relatório. EFE jab/mh

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.