Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

EADS amplia participação na brasileira Helibras

SÃO PAULO - A Eurocopter, pertencente ao consórcio europeu EADS (European Aeronautics Defence and Space), vai assumir o controle da Helibras, a fabricante de helicópteros brasileira instalada em Itajubá (MG). O pedido de compra de mais ações já seguiu para o CADE.

Valor Online |

A decisão faz parte de estratégia da Eurocopter, uma empresa com sede em Marselha, na França, de transferir as suas linhas de produção " concentradas na Europa " para os países emergentes, com custo de produção mais baixo.

Antes da decisão de aumentar a sua participação, a Eurocopter era dona de 45% do capital votante da Helibras. O governo de Minas Gerais detém 16,04% das ações da empresa por meio da MGI Participações. O restante do capital está nas mãos do grupo brasileiro Bueninvest, que atua também em outros setores. Segundo informações de fontes, o Bueninvest decidiu ficar com 5% e vender o restante à Eurocopter. O grupo EADS não se pronunciou sobre o assunto.

A Helibras é a única fabricante de helicópteros da América Latina. Hoje a empresa produz os modelos de helicópteros pequenos Colibri e Esquilo. Mas a empresa ganhou fôlego no primeiro semestre quando o governo brasileiro se comprometeu a comprar o modelo super Cougar. Trata-se de um helicóptero com capacidade para 25 passageiros e que pode ter uso comercial ou militar.

O governo se comprometeu a adquirir entre 50 e 70 unidades do Super Cougar. Para a produção desse novo modelo, que prevê um pólo aeronáutico em Itajubá, o grupo EADS destinou investimentos de 350 milhões de euros. A idéia é atender o Brasil e outros países. No ano passado, a Helibras teve um faturamento de US$ 90 milhões e entregou 25 helicópteros.

(Marli Olmos | Valor Econômico)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG