Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Durão Barroso espera que BCE reduza taxa de juros na zona do euro

Paris, 30 nov (EFE) - O presidente da Comissão Européia (CE), José Manuel Durão Barroso, afirmou hoje que espera uma decisão muito clara de redução das taxas de juros do Banco Central Europeu (BCE).

EFE |

Barroso assegurou que se dão as condições para uma redução dos juros, em declarações a emissoras francesas, mas evitou detalhar o alcance do corte.

"Tenho confiança no banco central e como respeito a independência desse, não poderia dizer exatamente" como deveria ser a redução que espera-se que ocorra.

Na quinta-feira passada, o BCE anunciou uma redução da taxa básica, que, atualmente, está em 3,25%, mas não precisou de que tamanho será o corte.

Por outro lado, o presidente da Comissão lamentou a decisão da China de adiar a cúpula entre esse país e a União Européia (UE) e descreveu a atitude de Pequim como "ultra suscetível" em relação à situação no Tibete.

A China decidiu na quarta-feira adiar a cúpula com a UE de 1º de dezembro por causa da visita que o dalai lama fará à Europa nas mesmas datas e durante a qual visitará o Parlamento Europeu e se reunirá com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, cujo país ocupa a Presidência semestral do Conselho Europeu.

Barroso considerou que é "totalmente normal" o encontro com o líder espiritual tibetano exilado na Índia e assegurou que não criticaria o chefe de Estado francês, que "tem direito de ver quem quiser". EFE jaf/db

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG