Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Dow Jones sobe com expectativa de acordo no Congresso

Os principais índices de ações do mercado norte-americano reduziram as perdas na última hora da sessão, com o Dow Jones subindo para território positivo, refletindo o otimismo dos participantes do mercado de que o Congresso vai alcançar um acordo para socorrer o setor financeiro. Essa percepção ajudou a limitar as perdas do mercado ao longo do dia, apesar da maior falência bancária dos EUA, a do Washington Mutual.

Redação com Agência Estado |

Contudo, analistas alertam que o risco permanece alto. Muitos estão observando os movimentos nos títulos da dívida do governo e outros ativos tão atentamente quanto no mercado de ações, em busca de sinais de como a crise em Wall Street está afetando a economia mais ampla.

"Até que os mercados de crédito se assentem, eu continuarei nervoso", disse Michael Darda, economista-chefe da MKM Partners. "O tempo é fundamental aqui", com a possibilidade de uma profunda recessão ou um colapso do mercado se nenhum acordo for alcançado, acrescentou.

"Os mercados estão bastante confiantes de que algo vai ser feito em Washington", disse o estrategista da Cantor Fitzgerald Marc Pado. "Quase não importa que versão do plano será, na verdade, desde que estabeleça alguma estabilidade."

A falência do banco de poupança Washington Mutual, a maior da história dos EUA, elevou o risco das negociações, enviando uma nova mensagem para Washington da fragilidade do sistema financeiro. Um número de ações de grandes empresas financeiras são atingidas pelo nervosismo: Wachovia Co -39,34% e National City Corp -28,76%.

Às 16h47 (de Brasília), o índice Dow Jones subia 105 pontos (0,95%), o Nasdaq recuava 5 pontos (-0,23%) e o S&P-500 registrava um ganho de 1 ponto (0,12%).

 

Leia tudo sobre: bolsa

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG