Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Dow Jones fecha em alta, mas Nasdaq recua

O mercado norte-americano de ações fechou com os principais índices em direções divergentes, o Dow Jones e o S&P-500 em leve alta e o Nasdaq em baixa. O volume de ações negociadas foi o menor desde 27 de dezembro do ano passado.

Agência Estado |

Operadores disseram que o mercado se debateu entre as influências das altas dos preços do petróleo e do dólar, de um lado, e a preocupação quanto à perspectiva das empresas do setor financeiro.

A reminiscência da Guerra Fria, trazida pela intensificação das tensões entre os EUA e seus aliados e a Rússia, trouxe um complicador a mais para o sentimento do mercado; entre os fatores para a alta dos preços do petróleo está a assinatura, ontem, de um acordo para a instalação de mísseis norte-americanos na Polônia, que alimentou temores de que a Rússia possa vir a interromper o fornecimento de petróleo e gás para a Europa ocidental.

No setor financeiro, as ações da Fannie Mae subiram 10,23% e as da Freddie Mac caíram 2,77%; embora o vertiginoso movimento de queda dessas ações pareça ter sido contido, ao menos momentaneamente, cada uma delas acumula uma queda de 38% na última semana e persiste a preocupação com a solvência dessas agências de crédito hipotecário. Também no setor financeiro, as ações da seguradora AIG caíram 4,90%.

As ações do Lehman Brothers chegaram a cair 8,7%, em reação a reportagem do Financial Times segundo a qual seus executivos reuniram-se recentemente com representantes do Korea Development Bank, da Coréia do Sul, e do Citic Bank, da China, para discutir a venda de uma participação no banco de investimentos, mas essas conversações fracassaram. Mais tarde, porém, as ações do Lehman recuperaram terreno e fecharam em baixa de 0,07%, depois de um analista da Ladenburg Thalman dizer que a instituição poderá ser alvo de uma oferta de aquisição "hostil".

Entre as ações do setor de tecnologia, as ações da JDS Uniphase caíram 12,44%, pressionando o Nasdaq, em reação a seu informe de resultados. As altas dos preços do petróleo e dos metais fizeram subir ações como ExxonMobil (+1,95%), Chevron (+2,38%) e Alcoa (+1,36%).

O índice Dow Jones fechou em alta de 0,11%, em 11.430,21 pontos. O Nasdaq encerrou em queda de 0,36%, em 2.380,38 pontos. O S&P-500 subiu 0,25%, para 1.277,72 pontos. O NYSE Composite avançou 0,45%, para 8.314,14 pontos. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG