SÃO PAULO (Reuters) - O dólar interrompeu a alta das últimas três sessões e fechou em queda frente ao real nesta terça-feira, acompanhando o movimento dos mercados acionários globais. A moeda norte-americana fechou a 2,321 reais, em baixa de 0,3 por cento. Frente a uma cesta com as principais moedas globais, o dólar caía quase 1 por cento.

"Nós estamos acompanhando o mau e o bom humor dos mercados externos", disse Reginaldo Galhardo, gerente de câmbio da Treviso Corretora de Câmbio, referindo-se à forte influência, especialmente das bolsas de valores globais, nos últimos dias.

Perto do fechamento do mercado de câmbio, o principal índice da Bovespa avançava 2 por cento, enquanto os mercados de Wall Street exibiam leve alta, em uma sessão volátil.

Nesta sessão, os mercados norte-americanos dividiam-se entre as preocupações com a aprovação do plano de estímulo do governo e com balanços corporativos e a divulgação de um dado que apontou melhora no setor imobiliário.

Galhardo acrescentou que o mercado de câmbio, apesar de continuar refletindo a volatilidade dos mercados acionários, tem buscado um "ponto de equilíbrio" e reduzido as oscilações bruscas apresentadas nos últimos meses de 2008, no momento de aprofundamento da crise financeira global.

"A gente vê que o dólar tem trabalhado em torno de 2,30 reais", comentou.

Nesta sessão, o Banco Central realizou mais um leilão de venda de dólares no mercado à vista.

(Reportagem de Jenifer Corrêa)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.