Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Dólar fecha em queda de 2%; Bovespa segue em alta

Acompanhando a sinalização do mercado externo e influenciada também por decisões locais do Banco Central, dólar terminou a sexta-feira em baixa ante o real. A moeda americana fechou em queda de 2,04%, cotada a R$ 2,116

Redação com agências |

 

A queda do dólar acompanhou o leve respiro dos mercados globais e aguarda a nova intervenção do Banco Central anunciada para segunda-feira.

Para segurar a cotação, o  BC vendeu integralmente os contratos de swap cambial em operação programada desde ontem. Na transação, realizada das 12h45 às 13h, a autoridade monetária vendeu US$ 1,373 bilhão em contratos de swap cambial com ajuste periódico. Com essa operação, o BC tem como objetivo fornecer "hedge" (proteção) às empresas - pagando a variação do dólar e recebendo juros.

O mercado aceitou todo o lote ofertado, com vencimento em 2 de janeiro de 2008. Foram absorvidos os 28 mil contratos leiloados. A cotação mínima foi de 98,0945, a taxa nominal foi de 9,8545% e a linear, de 9,450%.

Depois de ficar desde maio de 2006 sem fazer esse tipo de operação, o BC voltou a ofertar tais contratos diante da crise financeira mundial que vem fazendo disparar o valor do dólar perante o real.

Bovespa

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) seguiu uma melhora no humor dos mercados norte-americanos e se firmou no terreno positivo durante esta tarde. Por volta das 16h05, o Ibovespa subia 2,19%, aos 37.241 pontos.

A alta é puxada, também, pela valorização das commodities, que leva para cima as ações da Vale e da Petrobras.

(Com informações da Agência Estado, Valor Online e Reuters)

Mais notícias

 

Para saber mais

 

Serviço 

 

Opinião

Leia tudo sobre: bovespadolar

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG