Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Dólar fecha em baixa perante euro e iene em Nova York

Nova York, 9 jul (EFE) - O dólar baixou hoje em Nova York perante o euro, o iene e outras divisas, no mesmo dia em que o Irã anunciou ter realizado, com sucesso, testes com mísseis de médio e longo alcance, o que elevou a tensão existente entre este e outros países.

EFE |

Depois do fechamento dos mercados em Nova York, o euro era cotado a US$ 1,5745, frente aos US$ 1,5652 do pregão anterior.

Em relação à moeda japonesa, o dólar era negociado a 106,72 ienes, frente aos 107,44 do pregão anterior, enquanto o dólar também caía frente à libra esterlina, ao franco-suíço e ao dólar canadense, entre outras divisas.

Embora durante a jornada não tenha havido grandes estímulos que alterassem a cotação das divisas, os analistas coincidiram em assinalar que um fator que poderia ter impulsionado a queda do dólar foi a notícia de que o Irã fez testes com mísseis que poderiam alcançar a Europa.

As manobras da Guarda Revolucionária, uma força considerada a espinha dorsal do regime islâmico de Teerã, começaram um dia após as que as unidades navais de Estados Unidos, Reino Unido e Barein fizeram perto do Estreito de Ormuz, passo que os iranianos ameaçaram bloquear se forem alvo de ataques.

Ormuz, situado entre a República Islâmica e Omã, é de importância estratégica para a navegação no Golfo, já que, por esse estreito, saem diariamente entre 16 e 17 milhões de barris de petróleo para cobrir um terço das necessidades do mundo.

O aumento da tensão com o Irã elevou os temores de que o dólar não seja um investimento seguro, o que teria feito com que hoje baixasse frente a outras grandes divisas.

A moeda americana ficou cotada da seguinte forma frente às principais divisas mundiais: DÓLAR FECHAMENTO ABERTURA ------ ------ -------- Euro 1,5745 1,5652 Iene 106,72 107,16 Libra Esterlina 0,5043 0,5076 Franco-suíço 1,0279 1,0334 Dólar Canadense 1,0105 1,0196 EFE mgl/db

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG