SÃO PAULO - O dólar fechou o pregão desta sexta-feira valorizado em 1,76%, cotado a R$ 1,853. A Bovespa abriu em queda e, por volta das 16h45, caía 2,31%, aos 50.628 pontos. Os investidores voltaram-se nesta sexta-feira para o setor bancário, especialmente depois de o Washington Mutual (WaMu) ser a vítima mais recente do tumulto que afeta o ambiente financeiro.

Acordo Ortográfico Ontem, o JPMorgan Chase fechou acordo para ficar com a maior parte das operações de banco comercial do WaMu. A transação foi intermediada pelo governo americano.

As incertezas sobre o plano de resgate em análise nos Estados Unidos também mexem com os negócios. Continua o impasse sobre a proposta para sanear ativos ilíquidos dos balanços de bancos - nesta sexta-feira, os congressistas se reuniram para debater a questão.

Americanas

O índice Dow Jones da Bolsa de Nova York abriu em baixa, mas os principais índices de ações do mercado norte-americano reduziram as perdas na última hora de sessão, com o Dow Jones subindo para território positivo, refletindo o otimismo dos participantes do mercado de que o Congresso vai alcançar um acordo para socorrer o setor financeiro.

Europeias

As principais Bolsas de Valores da Europa encerraram suas operações em forte queda nesta sexta-feira. Em Paris, o CAC 40 recuou 1,50%, a 4.163,38 pontos. Em Londres, o Footsie caiu 2,09%, ficando em 5.088,47 unidades. Em Frankfurt, o DAX fechou em baixa de 1,77%, a 6.063,50 pontos.

Asiáticas

A Bolsa de Hong Kong caiu também influenciada pelo declínio nos demais mercados: 1,3%, terminou aos 18.682,09 pontos.

Na China, dados do governo que mostram um decepcionante crescimento do lucro para o setor industrial, com previsões pessimistas para o balanço do terceiro trimestre das empresas, ajudaram a Bolsa de Xangai a fechar em ligeira queda. O índice Xangai Composto caiu 0,2% e encerrou aos 2.293,78 pontos. Por sua vez, o Shenzhen Composto ganhou 1% e terminou aos 614,04 pontos.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, apresentou baixa pelo terceiro pregão seguido, também influenciada por um inesperado corte na taxa de juros pelo Banco Central local. O índice Taiwan Weighted perdeu 2,2% e encerrou aos 5.929,63 pontos.  O índice S&P/ASX 200 da Bolsa de Sydney, na Austrália, recuou 0,5% e fechou aos 4.904,8 pontos.

(Com Valor Online e Agência Estado)

Serviço 

Mais notícias

Para saber mais

Opinião

Leia mais sobre Bolsas de Valores

    Leia tudo sobre: bovespa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.