Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Dólar abre o mês em leve alta; mercado aguarda indicadores

SÃO PAULO - Os investidores darão início ao mês de novembro nos mercados com novas expectativas em relação a indicadores econômicos nos EUA e em outros países desenvolvidos. No Brasil, o dólar comercial abriu com alta de 0,09%, perto da estabilidade, cotado a R$ 2,160 para compra e 2,162 para venda.

Valor Online |

 

Prevalece a tensão dos agentes com o rumo da economia global e a perspectiva de recessão após o tombo dos ativos provocado pela crise financeira, que dura mais de um ano, mas teve forte agravamento em outubro.

O calendário desta segunda-feira abriga um novo conjunto de dados que pode orientar os negócios do dia tanto na praça americana como no mercado brasileiro. O índice de atividade no setor industrial dos EUA é um dos dados mais esperados no dia.

Estima-se que em outubro o indicador aponte declínio de 43,2 para 42. Números abaixo disso têm potencial para piorar o humor dos investidores ao confirmar expectativas de desaceleração da economia. Na mesma ocasião será conhecido o índice de preços pagos pelo setor.

Outro número importante é o de vendas de veículos nos EUA, que pode mostrar nova baixa, com venda total de 12 milhões de unidades em outubro. Também será divulgado os gastos com construção civil no país em setembro, para o qual se espera baixa de 0,8%. Será conhecido o comportamento do setor industrial em outubro no Reino Unido, Alemanha e zona do euro.

Na semana, o dado mais aguardado é o de folha de pagamento (payroll) e de desemprego nos Estados Unidos durante o mês de outubro, mas ele só será divulgado na sexta-feira. Analistas de mercado esperam recuo de 200 mil postos em folha de pagamento no período, com aumento da taxa de desemprego para 7%. Tais números confirmariam que os EUA estão a caminho de uma recessão.

Por aqui, os investidores recebem hoje os tradicionais indicadores de segunda-feira. Além do Boletim Focus com as projeções macroeconômicas das instituições financeiras na última semana, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) divulga o desempenho da balança comercial da quinta semana de outubro e os números fechados do mês.

Ainda hoje, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) também trará os indicadores de atividade do setor referentes ao mês de setembro e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) anuncia o comportamento da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) durante o mês de outubro.

Para saber mais

 

Serviço 

 

Opinião

Leia tudo sobre: bovespadólar

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG