Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Dois terços dos paulistanos pretendem fazer compras até setembro, diz pesquisa

No terceiro trimestre deste ano, 61,8% dos consumidores paulistanos pretendem comprar produtos, mais que os 56,6% que tinham a intenção no mesmo período de 2007. Em relação ao segundo trimestre de 2008, porém, o percentual de consumidores que pretendem gastar caiu: eram 63,2% que pretendiam fazer compras de abril a junho.

Redação |

 

Os dados são de pesquisa do Programa de Administração de Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA).

A pesquisa analisa também a intenção de compra de produtos das seguintes categorias: Linha Branca, Eletro-eletrônicos, Telefonia e Celulares, Informática, Automóveis e Motos, Cine e Foto, Material de Construção, Cama, Mesa e Banho, Móveis e Eletroportáteis.

De acordo com a pesquisa, 38,2% dos consumidores não tem intenção de comprar produtos dessas categorias, um aumento ante os 36,8% que não pretendiam comprar estes produtos no segundo trimestre.

Para Claudio Felisoni de Angelo, coordenador do Provar, as mudanças macroeconômicas e o nível de endividamento do consumidor podem estar fazendo com que as pessoas não queiram contrair novas dívidas.

As categorias de produtos com maior intenção de compra são Informática, com 13,8% dos entrevistados, e Cine e Foto, com 12,6%. Essas categorias podem ter sido influenciadas pelas sucessivas quedas verificadas no valor cambial do dólar, diz Felisoni.

A pesquisa avaliou também a intenção de compras na internet dos consumidores. Apenas 11,6% dos entrevistados disseram ter intenção de fazer compras na rede. O número é inferior ao registrado no trimestre anterior, quando a intenção de compra pela internet foi de 19% dos entrevistados.

Leia mais sobre varejo

Leia tudo sobre: comérciovarejo

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG