Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Diretor-geral da OMC indica possível reunião em dezembro sobre Rodada de Doha

Genebra - O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, indicou a possibilidade de uma reunião de ministros do Comércio, em Genebra, para desbloquear a Rodada do Desenvolvimento de Doha, após o anúncio extra-oficial de que poderia acontecer entre 13 e 15 de dezembro.

EFE |

Lamy enviou uma carta a todos os membros da OMC, na qual informa sobre a possibilidade de realizar um encontro nessas datas.

Na carta - enviada na segunda-feira e sobre a qual se teve notícia nesta quarta-feira -, Lamy deixa claro que é uma possibilidade, não confirmada, porque ainda não tomou a decisão de convocar a reunião, mas, caso decidisse, seria nessa data, por isso pediu que os ministros estejam preparados.

A confirmação oficial deverá acontecer no final desta semana ou no começo da próxima, após se saber o conteúdo das novas minutas de acordo dos setores-chave da negociação: agricultura e produtos industriais.

A reunião deveria permitir concluir as negociações da Rodada de Doha, realizadas há mais de sete anos e que têm como objetivo liberalizar o comércio mundial e acabar com subsídios concedidos pelos países ricos.

A carta foi enviada após uma clara demonstração de apoio à reunião feita pelo ministro das Relações Exteriores brasileiro, Celso Amorim, e pela comissária de Comércio da União Européia, Catherine Ashton, que estiveram em Genebra na segunda-feira passada.

No entanto, o ministro do Comércio da Índia, Kamal Nath, expressou sua oposição em realizar uma nova reunião se houver avanços substanciais no conteúdo das negociações a partir de onde se parou na reunião ministerial de julho.

Nesse encontro, que durou 11 dias, as negociações fracassaram definitivamente devido às diferenças de critério da Índia e dos Estados Unidos sobre o sistema de salvaguardas especiais que busca defender os agricultores dos países pobres de um súbito aumento das importações ou de uma queda do preço.

Leia mais sobre Rodada Doha

Leia tudo sobre: rodada de doha

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG