Sydney (Austrália), 4 mar (EFE).- O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, disse hoje na Austrália acreditar que as negociações sobre a Rodada de Doha para a liberalização do comércio global serão retomadas ainda este ano.

Lamy apontou em coletiva de imprensa que a reunião do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países mais ricos e os principais emergentes), que acontece em Londres em abril próximo, pode firmar as bases para o reinício das negociações multilaterais.

"Espero que antes das férias de verão (hemisfério norte) aconteça uma oportunidade para retomá-las", afirmou o diretor-geral da OMC.

Lamy taxou como fundamental que para que isso ocorra aguardar que Barack Obama divulgue as linhas da política de comércio exterior dos Estados Unidos, e que na Índia as eleições gerais sejam realizadas.

Em sua visita à Austrália, o diretor-geral se reuniu na terça-feira passada com o primeiro-ministro Kevin Rudd, que disse que na próxima reunião do G20 exporá a postura do país em defesa do livre-comércio. EFE mg/rr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.