Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Diminui consumo de energia na indústria em setembro, diz EPE

RIO - O consumo de energia elétrica atendido pela rede do sistema elétrico nacional atingiu 33.362 gigawatts-hora (GWh) em setembro, 4,8% acima de igual mês do ano anterior.

Valor Online |

No ano, a demanda de energia acumula crescimento de 4,3% (292.925 GWh), liderado pelas classes residencial e comercial. Em setembro, pela primeira vez no ano, o consumo industrial ficou abaixo do observado no mês anterior.

"Os valores apurados em setembro confirmam o terceiro trimestre como o de maior crescimento no ano para o consumo das principais categorias de consumidores. Em adição, mostra que os reflexos da crise financeira mundial ainda não se fizeram sentir no mercado brasileiro de energia elétrica, embora já possam ser percebidos alguns sinais no setor industrial " , diz o comunicado divulgado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Em setembro, pela primeira vez no ano, o consumo de energia elétrica da indústria foi inferior ao do mês anterior. No mês passado, o consumo das indústrias foi de 15.597 GWh, 168 GWh abaixo do observado em agosto. Na comparação com setembro do ano passado houve alta de 4,2%. No acumulado do ano, o consumo industrial cresceu 3,7%, para 135.272 GWh.

" Considerando, porém, que a taxa de crescimento do consumo industrial (taxa acumulada em 12 meses e calculada sobre igual período do ano anterior) é a menor do ano, 4,6% contra o máximo de 5,6% alcançado em abril, pode-se perceber nessas estatísticas os primeiros sinais de arrefecimento do ritmo da produção industrial " , diz a nota da EPE.

O número de consumidores residenciais subiu em setembro acima da média histórica recente. Nos últimos 12 meses encerrados em setembro houve 1,93 milhão de novas ligações, resultado 3,8% maior que o observado nos 12 meses imediatamente anterior. De acordo com a EPE, a média dos últimos quatro anos tem sido de 1,7 milhão de novas ligações por ano.

O consumo residencial no país foi de 7.817 GWh em setembro, 4,9% acima de setembro do ano passado. No ano, o consumo das residências subiu 5,3% frente ao período janeiro-setembro de 2007, para 70.510 GWh.

Já o consumo comercial cresceu 6,8% frente a setembro do ano passado, para 5.114 GWh. No acumulado do ano, a alta é de 5,2%, para 45.763 GWh.

Leia tudo sobre: energia elétricaepe

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG