Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Dilma: queremos antecipar as obras do PAC para enfrentar a crise

Brasília, 4 - A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou há pouco que o governo pretende antecipar a realização de obras do PAC como uma das medidas para enfrentar os efeitos da crise no Brasil. Nos importa antecipar obras e garantir um ritmo mais acelerado para enfrentarmos a crise, disse.

Agência Estado |

"O PAC tem um claro viés anticíclico e tem condições de sustentar um patamar de crescimento maior mesmo com a desaceleração provocada pela crise", disse.

A ministra rebateu as críticas de que o PAC seria uma mera lista de obras que estariam ficando só no papel. "O PAC é produto da força de carne e osso das pessoas e é expressado em concreto, aço e outros produtos utilizados nas obras", afirmou Dilma. Ela destacou que a maioria das ações no âmbito do PAC, 83%, está em situação considerada adequada. Disse também que 11% das obras já foram concluídas, 4% encontram-se em estado de atenção e 2% têm ritmo preocupante.

No balanço de setembro, 85% estavam em situação adequada, 9% tinham sido concluídas, 5% estavam em atenção e 1% mostrava situação preocupante. Esses índices são referenciados no montante programado para os investimentos e não no número de obras.

Pelo critério de quantidade de obras, 80% estão em situação adequada (83% em setembro), 11% encontram-se concluídas (9% em setembro), 7% estão em atenção (estável ante setembro) e 2% estão em situação preocupante (1% em setembro).

Ao detalhar as obras, a ministra Dilma, inicialmente, analisou o setor de rodovias, ressaltando que o governo trabalhou para que, no modelo de concessões, o custo para a população fosse menor. "O nosso objetivo é reduzir o custo de infraestrutura no Brasil", afirmou, destacando que a tarifa média de pedágios acertada nas concessões de 2007 foi de R$ 2,69 por cada 100 quilômetros. Na segunda fase, com leilão realizada no mês passado, a tarifa média ficou em R$ 1,98%. (Fabio Graner, Gerusa Marques e Leonardo Goy)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG