Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Diálogo é fundamental para contornar o problema do desemprego, avalia OIT

BRASÍLIA - Diante de previsões pessimistas divulgadas hoje (27) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre o nível de emprego na América Latina e Caribe em 2009, a diretora da OIT no Brasil, Laís Abramo alerta que o diálogo social entre trabalhadores, empregadores e governo é ¿fundamental para contornar o problema¿.

Agência Brasil |


De acordo com o Panorama Laboral 2008, o crescimento econômico de 4,6%  que a região obteve em 2008 pode desacelerar para até 1,9% este ano. Com isso, até 2,4 milhões de pessoas podem perder o emprego.

Segundo Laís Abramo, a OIT não tem um posicionamento oficial sobre os acordos trabalhistas com a redução da jornada de trabalho com redução de salários, que vêm sendo propostos  por alguns setores como a indústria automobilística, para tentar evitar as demissões em massa. Mas ela defende que a solução não pode ser a precarização do trabalho.

É preciso que os atores envolvidos façam uma análise para saber até que ponto uma medida que pode ser vista como conjunturalmente necessária pode ser mais negativa ainda. Nós sabemos que neste momento é necessário manter as condições de consumo, disse a diretora da OIT.

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG