Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Dexia perde 21% de seu valor em bolsa e espera decisão para salvá-lo

Bruxelas, 6 out (EFE).- Os títulos da entidade franco-belga Dexia perderam hoje cerca de 21% de seu valor nas bolsas de Paris e de Bruxelas, enquanto se espera um anúncio, provavelmente nas próximas horas, para tirá-lo da crise.

EFE |

Após a divisão do Fortis - a Holanda nacionalizou sua parte - e a venda da maior parte de seus ativos na Bélgica e Luxemburgo ao francês BNP Paribas, está ganhando força a possibilidade de uma nova operação de reestruturação para garantir a estabilidade do Dexia.

A França e a Bélgica já anunciaram na última semana uma injeção de capital ao grupo bancário e de seguros da ordem de 6,4 bilhões de euros, mas foi insuficiente para evitar sua queda.

O Fortis, que hoje não cotou para dar tempo aos mercados avaliarem o alcance da operação de salvamento, se salvou da queda que arrastou o setor financeiro europeu.

Na Bélgica, o Dexia liderou os prejuízos, mas também o KBC, a outra grande entidade financeira do país, deixou mais de 10% de seu valor na sessão.

O primeiro-ministro belga, Yves Leterme, que teve que voltar a sair ontem em resgate ao Fortis, procura hoje uma solução para o Dexia, com reuniões com acionistas da entidade e com os representantes dos Governos regionais.

Leterme também seguiu para Paris, onde se reunirá com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, para conversar sobre a crise financeira, e em especial sobre a situação do Dexia. EFE epn/fal

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG