Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Despesa de consumidores se mantém inalterada nos EUA

Washington, 29 set (EFE).- A despesa dos consumidores, que representa mais de dois terços da atividade econômica nos Estados Unidos, se manteve inalterada em agosto, anunciou hoje o Departamento de Comércio americano.

EFE |

A maioria dos economistas esperava um pequeno aumento de 0,2%, levando em conta que nos meses anteriores mais de 120 milhões de contribuintes receberam US$ 150 bilhões do Governo como estímulo para o acréscimo no consumo.

Segundo o relatório do Governo, a renda pessoal subiu 0,5% em agosto, e o índice de preços em despesas de consumo - medida da inflação em que o Federal Reserve (Fed, autoridade monetária americana) presta muita atenção - não se alterou.

No entanto, se forem excluídos os preços de alimentos e energia, esse índice de inflação subiu 0,2%, um número de acordo com o que a maioria dos analistas esperava.

Em um ano o núcleo da inflação foi de 2,6%, o maior aumento de preços em 13 anos.

O Governo anunciou na semana passada que a atividade econômica entre abril e junho tinha crescido a uma taxa anual de 2,8%, 0,5 pontos a menos que nos cálculos preliminares.

Alguns analistas consideram que o dado de despesa dos consumidores em agosto fortalece a expectativa de que o crescimento no terceiro trimestre será ínfimo.

No primeiro trimestre, a taxa anual de crescimento da maior economia mundial tinha sido de 0,9%. EFE jab/ev/rr

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG