Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Desemprego em SP cede para 11,8% em dezembro, mostram Seade e Dieese

SÃO PAULO - A taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo diminuiu para 11,8% em dezembro após situar-se em 12,3% no penúltimo mês de 2008. É a menor taxa da série desde fevereiro de 1992, destacaram a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em pesquisa divulgada nesta quarta-feira.

Valor Online |

O estudo mostrou que o número de desempregados caiu em 53 mil no período no confronto com novembro, ficando em 1,240 milhão de pessoas. Em dezembro, houve a criação de 48 mil vagas. " Esse resultado deveu-se, em especial, ao crescimento no Comércio (5,1%, após quatro meses consecutivos de redução), já que o nível de ocupação nos Serviços manteve-se relativamente estável (0,3%) e diminuiu na Indústria (1,6%, após três meses seguidos de aumento) e no agregado Outros Setores (1,1%) " , destacou o levantamento.

A pesquisa mostra também que houve diminuição dos rendimentos dos trabalhadores locais. O rendimento médio real dos ocupados na região metropolitana de São Paulo baixou 2,5% entre outubro e novembro, ficando em R$ 1.192. Entre os assalariados a queda foi de 0,4%, para uma média de R$ 1.248.

Em 2008, a taxa média de desemprego situou-se em 13,4%, no menor nível desde 1996. Um ano antes, ficou em 14,8%. Foi o quinto ano consecutivo em que a taxa tem redução. O contingente de desempregados foi estimado em 1,403 milhão de pessoas e o de ocupados, em 9,064 milhões de pessoas.

(Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG