Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Desemprego em São Paulo cai para 13,5% em setembro, apura Dieese

SÃO PAULO - A taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo recuou para 13,5% em setembro, ante os 14% registrados em agosto, conforme mostra o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em sua Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED). No município de São Paulo, a queda foi menor, de apenas 0,1 ponto percentual atingindo 12,7% em setembro.

Valor Online |

Na região do ABC, o desemprego caiu de 12,2% para 11,8% e, nos demais municípios da Grande São Paulo, recuou de 15,6% para 14,7%.

De acordo com a pesquisa, 1,425 milhão de pessoas estavam desempregadas na região no mês passado. Foram criadas 63 mil vagas em setembro e 12 mil pessoas ingressaram no mercado de trabalho nesse período. Com isso, o contingente de desempregados caiu em 51 mil postos.

A área de serviço puxou fortemente a criação de vagas, abrindo 115 vagas no período. A indústria contribuiu para reduzir o desemprego, criando 12 mil vagas. Na contramão dessa tendência, o comércio fechou 54 mil postos. A categoria denominada pela PED como outros setores, que inclui áreas como construção civil e serviços domésticos, cortou 11 mil empregos.

A pesquisa mostra ainda que, entre setembro e outubro, os rendimentos médios dos trabalhadores ocupados cresceram 1,6%, para R$ 1.216.

(Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG