Tamanho do texto

Rio de Janeiro, 20 fev (EFE).- A taxa oficial de desemprego no Brasil aumentou 1,4 ponto percentual em janeiro com relação a dezembro, para 8,2% da população ativa, o que significa que cerca de 340 mil trabalhadores ficaram sem ocupação, segundo informações oficiais divulgadas hoje.

O relatório mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirma que a população desocupada alcançou 1,9 milhão de pessoas e o número absoluto cresceu 20,6% em comparação ao resultado de dezembro.

"Em janeiro a população ocupada nas seis regiões (21,2 milhões de pessoas) diminuiu 1,6% com relação ao mês anterior", diz o relatório.

O desemprego oficial foi considerado nas seis grandes regiões metropolitanas que compõem a pesquisa mensal: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e Salvador.

No último mês de 2008 a taxa de desemprego tinha diminuído 0,8 ponto percentual, para fechar em 6,8%, a mais baixa da série estatística histórica iniciada em 2002 pelo IBGE.

Em comparação a janeiro de 2008, quando foi de 8%, o índice de desemprego avançou um pouco menos que no resultado mensal e se manteve tecnicamente estável.

Em dezembro passado, quando o Brasil ainda vivia os reflexos do auge econômico que foi freado no final do ano com o impacto da crise econômica mundial, a população desocupada tinha diminuído 11% com relação a novembro, até 1,6 milhão de pessoas, segundo informações sem ajuste do IBGE. EFE ol/fal

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.