Tamanho do texto

Central City, Nebraska, 24 - A ferrugem asiática foi descoberta ontem no cinturão produtor de soja dos Estados Unidos pela primeira vez nesta temporada. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a doença foi registrada em Illinois, Missouri e Oklahoma, Estados que devem colher 20% da safra do país, estimada em 2,983 bilhões de bushel.

A doença, no entanto, não deve gerar grande perda de produtividade. Segundo o USDA, até agora este ano ela foi detectada em 15 Estados, em comparação a 18 Estados até outubro de 2007. A ferrugem asiática não deve causar uma grande perda na produtividade, já que ocorre perto do fim do período de desenvolvimento e em um momento em que muitas lavouras já foram colhidas.

Embora o USDA espere uma disseminação para outras áreas produtoras, o patologista Jahn Damicone, da Oklahoma State University, afirmou que a ferrugem encontrada no país tem implicação apenas biológica e não é importante economicamente, não devendo prejudicar a safra atual porque o período de enchimento de grãos já passou. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.