Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Deral: Francisco Beltrão-PR vai colher 53% menos na primeira safra

São Paulo, 04 - Levantamento atualizado das perdas nas lavouras de milho, por causa da seca, mostra que o município de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, foi o mais prejudicado, com perdas de 53% na produção inicialmente estimada. O Departamento de Economia Rural (Deral) estima que os produtores do município vão colher 400 mil toneladas das 854,4 mil toneladas esperadas.

Agência Estado |

As lavouras de milho de Cornélio Procópio, no norte, também foram bastante atingidas pela estiagem de quase dois meses. O município projeta produção de 146,2 mil toneladas, ante 292,5 mil toneladas, queda de 50%. Na média do Estado, as perdas no milho chegam a 31% da safra inicialmente estimada em 8,7 milhões de toneladas. O Paraná deve produzir 6 milhões de toneladas na primeira safra.

Para tentar compensar o prejuízo no verão, os paranaenses já estão semeando a safrinha. Voltou a chover no Estado, permitindo a antecipação do plantio, o que reduz os riscos com geadas no final do ciclo. O plantio da safrinha atinge nesta semana 12% da área, com 59% das lavouras em germinação e 41% em desenvolvimento vegetativo, conforme o Deral.

A área projetada pelo governo paranaense é de 1,546 milhão de hectares, 2,7% menor que a cultivada em 2008. Da safra verão do Paraná, 5% da área foi colhida até esta semana.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG