Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Deputado democrata defende ajuda estatal a montadoras dos EUA

Washington, 5 dez (EFE).- A deterioração da economia dos Estados Unidos é um poderoso argumento a favor do resgate da indústria automotiva por parte do Congresso, afirmou hoje o legislador democrata Barney Frank.

EFE |

"O fracasso, até certo ponto, de três de nossas principais montadoras, seria um problema muito sério. Em meio à pior situação econômica desde a Grande Depressão, seria um desastre absoluto", advertiu Frank, presidente da Comissão de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes.

"Dada a situação, devemos abandonar qualquer esforço de minimizar o impacto negativo dos cortes econômicos nessa indústria. Estamos operando, como disse, em um contexto muito difícil", enfatizou o legislador.

Frank fez essas declarações no início de uma audiência convocada pela comissão que preside para analisar a crise de liquidez da General Motors, da Ford e da Chrysler, e o papel do Congresso e do Governo para minimizá-la.

As três montadoras retornaram ao Congresso esta semana para pedir US$ 34 bilhões em empréstimos e linhas de crédito para evitar a quebra e continuar seus planos de reforma.

O Congresso e a Casa Branca seguem em disputas sobre a procedência da ajuda para o setor. Os democratas querem que o dinheiro saia do plano de resgate financeiro de US$ 700 bilhões, enquanto o Governo alega que se pode usar um fundo já disponível e a cargo do Departamento de Energia.

Fora isso, diante do receio da opinião pública, o temor generalizado no Legislativo é que não se deve "jogar dinheiro em um barril sem fundo". EFE mp/rr

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG