Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Delegação paraguaia renegocia acordo sobre Itaipu em Brasília

O governo do Paraguai enviou uma delegação de ministros nesta segunda-feira à Brasília, para renegociar o acordo sobre a represa de Itaipu, que o país vizinho compartilha com o Brasil na fronteira, informaram fontes do governo do Paraguai.

AFP |

"O ministro das Relações Exteriores, Alejandro Hamed Franco, lidera a delegação paraguaia cuja finalidade é continuar analisando a renegociação do Tratado de Itaipu Binacional à instância do Governo nacional", destacou a presidência.

Fazem parte da equipe paraguaia Hamed Franco, ministro da Fazenda, Dionisio Borda, de Obras Públicas; Efraín Alegre, ministro das Comunicações; o presidente da Administração Nacional de Eletricidade (Ande), Sixto Amarilla, e o negociador técnico Ricardo Canese.

As delegações paraguaia e brasileira se reunirão na tarde desta segunda-feira no Itamarati, segundo as fontes paraguaias.

Os representantes paraguaios defenderão a postura de vender a "preço de mercado" a parte da energia da represa que lhes corresponde, promessa feita pelo atual presidente, Fernando Lugo, durante a campanha eleitoral que o levou à presidência em 20 de abril de 2008.

Quase toda a energia de Itaipu, 14.000 megawats/hora/ano (95%) é utilizada pelo Brasil.

Os técnicos do governo de Lugo afirmam que o Brasil deve pagar entre cinco e oito vezes mais pela energia que compra do Paraguai e que hoje custa 300 milhões de dólares por ano.

hro/lm/fp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG