Tamanho do texto

Bruxelas, 22 jan (EFE).- O déficit da balança de conta corrente da União Européia (UE) quadruplicou no terceiro trimestre de 2008 até alcançar 39,5 bilhões de euros, em comparação aos 9,7 bilhões de euros do mesmo período do ano anterior, anunciou hoje o Eurostat, o escritório estatístico comunitário.

Este saldo negativo do terceiro trimestre equivale a 1,3% do PIB do bloco, indicam os dados do Eurostat.

A balança de conta corrente reflete os pagamentos e receitas em negócios com o exterior na área de bens, serviços, rendas e transferências.

Os números publicados hoje confirmam a progressiva piora do déficit corrente da UE, já que durante o primeiro trimestre alcançou 0,7% do PIB e no segundo aumentou para 1% (com um déficit de 29,6 bilhões de euros).

Esta deterioração é produto de a balança de bens ter registrado um aumento do déficit, que chegou a 64 bilhões de euros no terceiro trimestre de 2008 em comparação aos 38,7 bilhões de euros do mesmo período do ano anterior.

Além disso, a balança de serviços reduziu seu superávit, que ficou em 19,3 bilhões de euros, em comparação aos 23,5 bilhões de euros de um ano antes. EFE rcf/fal