Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Déficit comercial da UE sobe para 23,8 bilhões de euros em novembro

SÃO PAULO - A balança comercial dos 27 países componentes da União Européia (UE) apresentou um déficit de 23,8 bilhões de euros em novembro do ano passado. Os dados foram divulgados hoje pela agência oficial de notícias da Europa, a Eurostat.

Valor Online |

Os resultados preliminares mostram que o déficit registrado no período foi bem maior do que o de 17 bilhões referente a novembro de 2007. Em outubro de 2008, balança comercial destes países estava negativa em 17,2 bilhões, comparado com 15,3 bilhões negativos em outubro de 2007.

A pesquisa evidencia ainda que, em novembro as exportações das nações do bloco europeu tiveram queda de 5,7%, na comparação com o mês anterior. Os dados ajustados sazonalmente para as importações também seguem o mesmo caminho, apresentando queda de 3,2%, na mesma base de comparação.

Considerando o comércio total dos países membros da UE, os maiores déficits no período foram registrados pelo Reino Unido (-101,4 bilhões de euros), seguido de Espanha (-78,7 bilhões de euros), França (-57,2 bilhões) e Grécia (-30,5 bilhões). Na contrapartida, os maiores superávits foram observados na Alemanha (+158,6 bilhões de euros no acumulado do ano até outubro), seguido por Países Baixos (+35,8 bilhões de euros) e Irlanda (+22,6 bilhões de euros).

Segundo o levantamento da Eurostat, o comércio da União Européia com a maioria de seus parceiros comerciais mais importantes subiu, com destaque para as exportações para o Brasil, que cresceram 28% no acumulado do ano até outubro, na comparação com o mesmo período de 2007. Uma das exceções ficou com os EUA, sendo que as exportações da UE para este país caíram 4%, na mesma base de comparação.

Além disso, os dados preliminares mostram que o déficit na zona do euro chegou a 7 bilhões de euros em novembro, comparado com o superávit de 2,3 bilhões de euros no mesmo mês do ano passado. Em outubro de 2008, a balança comercial destes países tinha ficado positiva em 500 milhões de euros, comparado com o valor positivo de 4,2 bilhões de euros em outubro de 2007.

(Vanessa Dezem | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG