Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Decisão do Copom centra atenções na semana

SÃO PAULO - Os eventos do mercado interno são destaque na segunda semana de dezembro. O foco está voltado para a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que na quarta-feira decide o rumo da taxa de juros no país.

Valor Online |

O consenso aponta para manutenção da taxa em 13,75%, mas cresce a idéia de que no começo de 2009 o colegiado terá de reduzir o custo do dinheiro.

A semana começa com indicadores de inflação. Serão apresentados hoje o Índice de Preços ao Consumidor Semanaç (IPC-S) da primeira semana de dezembro e o Índice Geral de Preços do Mercado Disponibilidade Interna (IGP-DI) de novembro. A expectativa é de que os indicadores confirmem a desaceleração da inflação, conforme indicado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que surpreendeu para baixo em novembro. O consenso aponta para 0,37% de alta no IGP-DI em novembro contra 1,09% em outubro.

Os investidores também acompanham o boletim Focus, do Banco Central (BC), que traz a evolução nas expectativas de preço. A queda acentuada na produção industrial de outubro pode promover um ajuste nas previsões de crescimento para o setor e para a economia como um todo. A segunda-feira ainda reserva o resultado semanal da balança comercial.

Na terça-feira, atenção para os dados do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no terceiro trimestre. O crescimento estimado é forte, mas esse ritmo não deve se repetir no quarto trimestre. O dia também reserva o IPC da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Na quarta-feira, antes da decisão do Copom, os investidores assimilam a primeira prévia do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M).

Na quinta-feira e sexta-feira, a agenda é exclusivamente externa, com destaque para o índice de preços de importação, Índice de Preços ao Produtor (PPI) e vendas no varejo norte-americano.

(Eduardo Campos | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG