Tamanho do texto

SÃO PAULO - A BM & FBovespa deve promover em novembro as primeiras reuniões em que serão discutidas novas regras para o Novo Mercado. A afirmação foi feita hoje pelo presidente do conselho de administração da bolsa brasileira, Gilberto Mifano, que participou de um evento promovido pelo Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças (Ibef).

O debate sobre a regulamentação chega em um momento de discussões acaloradas acerca da efetividade da governança corporativa das empresas brasileiras, principalmente após as recentes operações de incorporação que acarretaram em mudança de controle sem o pagamento de prêmio aos acionistas minoritários.

Segundo Mifano, a legislação atual do Novo Mercado não trata especificamente de operações em que o controle acionário é comprado por alguém sem a necessidade de que seja vendido pela outra parte, como ocorre nas incorporações. Diante disso, a bolsa irá promover debates que levem ao aprimoramento das regras.

Questionado sobre os impactos da crise financeira internacional nos negócios da BM & FBovespa, Mifano admitiu que, dessa vez, houve redução no volume de operações, porém lembrou que os momentos de turbulência costumam ser bons para a empresa. "Para o nosso negócio, a volatilidade é boa", disse o executivo, referindo-se ao grande número de operações que surgem nos momentos de sobe-e-desce do mercado acionário.

"(Murillo Camarotto | Valor Online)"

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.