Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Dados da China impulsionam otimismo e bolsas da Ásia sobem

HONG KONG - As bolsas de valores da Ásia terminaram em alta pela segunda sessão seguida nesta quarta-feira, após dados econômicos da China e dos Estados Unidos terem ajudado a aliviar temores sobre a economia global. Alguns ativos considerados seguros registraram fortes vendas.

Reuters |

A melhora do humor seguiu relatórios que mostraram um aumento no índice oficial do setor manufatureiro da China e uma melhora nos empréstimos bancários. Enquanto isso, uma alta não esperada nas vendas pendentes de moradias norte-americanas se somou a notícias positivas vindas de duas economias críticas para as exportações asiáticas.

Investidores também receberam bem a ampliação do programa do Federal Reserve dos Estados Unidos para aumentar o fornecimento de dólares aos mercados pelo mundo, e diante de sinais de que o Senado dos EUA está caminhando com um pacote direcionado a reviver o crescimento na maior economia do mundo.

"Nós estamos vendo melhora nas expectativas de que a economia da China pode estar começando a melhorar, juntamente com o aumento no preço das ações chinesas", disse Tomomi Yamashita, gerente de fundos do Shinkin Asset Management no Japão.

O índice MSCI que reúne as principais bolsas da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão operava em alta de 0,86% às 7h54 (horário de Brasília).

Apesar do indicador acumular no ano queda de cerca de 8% após um mês de janeiro difícil, o índice continua acima do patamar mais baixo em cinco anos, atingido em novembro.

A bolsa de Xangai subiu 2,3%, impulsionada pelo índice manufatureiro. Já em Tóquio, o indicador Nikkei se valorizou 2,7%, enquanto em Seul e Hong Kong houve alta de 2,8% e 2,3 %, respectivamente.

As ações na Índia subiram 0,45%, Taiwan avançou 0,4%, enquanto Cingapura teve queda de 0,26%. Em Sydney a baixa registrada foi de 2%, puxada por uma queda no valor da rede de shopping centers Westfield Group, que está levantando capital.

Ações do setor de tecnologia, incluindo a japonesa TDK Corp subiram pelo segundo dia seguido em meio a otimismo de melhora de ganhos no abatido setor. Montadoras de veículos, tais como a sul-coreana Hyundai, se valorizaram diante de expectativas por fatia de mercado ampliada nos Estados Unidos.

Leia tudo sobre: asiabolsas asiáticasàsiaásia

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG