razoável qualidade de informações sobre derivativos - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

CVM considera razoável qualidade de informações sobre derivativos

SÃO PAULO - A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) classificou como razoável a qualidade das informações prestadas pelas companhias abertas sobre os instrumentos financeiros, incluindo derivativos, que elas possuíam ao final do terceiro trimestre do ano passado, embora não registrados nas contas do balanço. A divulgação desses dados passou a ser obrigatória em notas explicativas após a edição da Deliberação nº 550.

Valor Online |

Posteriormente, a autarquia editou a Instrução nº 475, que tornou a norma mais abrangente e trouxe a obrigatoriedade da divulgação de um quadro de análise de sensibilidade em relação à variação dos preços que balizam os derivativos.

A CVM disse que analisou o balanço de 148 empresas abertas, que foram escolhidas por um critério de "relevância e dispersão do capital social".

Para este universo, a autarquia enviou até agora "88 ofícios de recomendação de aperfeiçoamento da informação e 11 ofícios determinando o refazimento e a reapresentação do formulário" do balanço trimestral.

Segundo o órgão regulador, os principais problemas estão relacionados com a omissão completa ou parcial sobre os mercados em que os instrumentos são negociados, acerca da existência de margens e garantias relacionadas com as operações e os critérios usados para determinar o valor justo dos instrumentos financeiros.

Ainda de acordo com a CVM, 36 empresas da amostra divulgaram o quadro de sensibilidade que até então era apenas recomendado. Ainda do total de 148 companhias, oito divulgaram as notas "em linha" com a determinação da Deliberação nº 550 e 39 disseram que não possuíam quaisquer instrumentos do tipo. No caso das duas empresas restantes, uma pediu cancelamento de registro e para outra foi enviado apenas um pedido maiores esclarecimentos.

(Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG