Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

CVM: Brasil deve ser 1º a ter empresas alinhadas ao padrão IFRS

Se tudo correr conforme o programado, o Brasil será o primeiro país a ter 100% de suas empresas publicando balanços consolidados e não consolidados de acordo com a padronização contábil internacional, disse Eliseu Martins, diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A partir de 2010, todas as empresas devem seguir as práticas contábeis do IFRS (International Financial Reporting Standards), padrão internacional de contabilidade.

Agência Estado |

"Fiz um levantamento e descobri que estaremos alinhados antes mesmo que os países da Europa", afirmou.

Em 2008, a autarquia editou 16 normas contábeis para orientar as empresas sobre como convergir a publicação de suas demonstrações de resultado ao novo padrão contábil (Lei 11.638/07).

Para 2009, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) deve submeter à CVM outras 17 normas contábeis somente no primeiro semestre de 2009, tratando sobre o custo de empréstimos, políticas contábeis, instrumentos financeiros, concessões, contratos de construção e estoques, entre outros.

"As normas serão avaliadas em 2008 e devem entrar em vigor em 2009", esclareceu. Quanto aos pronunciamentos que serão avaliados em 2010, estes entrarão em vigor no mesmo ano e serão retroativos a 2009, de forma a que todas as empresas brasileiras estarão alinhadas à IFRS em 2010. "Se tudo correr conforme planejado, seremos o primeiro país no mundo a ter todas as empresas já dentro do novo sistema", disse.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG