Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Custo de vida em SP sobe 0,43% em outubro, mostra Dieese

O Índice do Custo de Vida (ICV) na cidade de São Paulo subiu 0,43% em outubro, ante alta de 0,14% em setembro, informou hoje o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Agência Estado |

O resultado do mês passado ficou 0,29 ponto porcentual superior à taxa de inflação verificada no mês anterior. Em outubro do ano passado, o índice teve alta de 0,33%. No acumulado do ano de janeiro a outubro, o ICV acumula alta de 5,44%. Nos últimos doze meses até o mês passado, a variação positiva acumulada pela inflação é de 6,89% na cidade de São Paulo.

De acordo com o Dieese, o comportamento do grupo Alimentação, com uma elevação de 0,67% no mês passado, foi o principal fator que motivou a aceleração do ICV em outubro. O grupo, que havia apresentado quedas de 0,29% em agosto e de 0,41% em setembro, respondeu sozinho por 0,19 ponto porcentual da taxa geral de inflação de outubro.

A Habitação foi o segundo grupo em participação no ICV do mês passado. Segundo o Dieese, subiu 0,47% em outubro ante 0,65% em setembro e representou 0,11 ponto porcentual de toda a inflação do município. Na seqüência, figuraram os grupos Saúde e Transportes. O primeiro avançou 0,49% ante elevação de 0,11% de setembro e contribuiu com 0,07 ponto porcentual do ICV de outubro. O segundo apresentou elevação de 0,33% em outubro ante 0,26% do mês anterior e representou 0,05 ponto porcentual do indicador geral.

Quanto aos demais grupos apurados, os comportamentos de alta ou de baixa tiveram participação pouco significativa na composição da inflação de outubro. O grupo Recreação avançou 1,01% ante recuo de 1,05% observado em setembro; o grupo Educação e Leitura subiu 0,13% ante variação anterior de 0,05%; e Vestuário apresentou elevação de 0,07% ante baixa de 0,16% verificada em setembro. Juntos, representaram apenas 0,02 ponto porcentual de toda a inflação de outubro.

No terreno de quedas, o grupo Equipamento Doméstico caiu 0,28% em outubro ante alta de 0,27% em setembro; o grupo Despesas Pessoais apresentou declínio de 0,18% contra um aumento de 1,39%; e o grupo Despesas Diversas mostrou variação negativa de 0,02% ante aumento de 1,58% do levantamento anterior. Somados, representaram um alívio de apenas 0,02 ponto porcentual para o indicador geral do mês passado.

Leia mais sobre o custo de vida em São Paulo

Leia tudo sobre: icv dieese

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG