plano de ação em curto prazo - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Cúpula do G-20: Washington espera plano de ação em curto prazo

A Administração Bush considerou provável, nesta quarta-feira, que os líderes dos países mais industrializados do mundo e das economias emergentes (G-20) cheguem a um acordo sobre medidas a tomar em curto prazo para enfrentar a crise financeira, na cúpula prevista para acontecer em 15 de novembro, em Washington.

AFP |

Um alto responsável do governo disse esperar que os líderes do G-20 cheguem a um consenso sobre um "plano de ação" de medidas para um futuro "próximo". Essas medidas teriam como objetivo aumentar a transparência financeira, a gestão dos riscos, a coordenação entre os reguladores e até adotar regras mais coerentes, como, por exemplo, quando se trata de contabilidade e capitalização, acrescentou esse funcionário, que pediu para não ser identificado.

Esse "plano pode não agradar" os europeus, a começar pelos franceses, que querem uma cúpula com resultados concretos, com os quais a Casa Branca se mostrou reticente a se comprometer, publicamente.

Mas "achamos que seremos capazes de nos entender, não apenas sobre princípios, mas também (...) sobre ações que poderemos tomar em curto prazo, e (...) sobre a idéia de confiar aos ministros e às organizações financeiras competentes a tarefa de fazer recomendações sobre as medidas a tomar no futuro", completou.

O G20 reúne Estados Unidos, Grã-Bretanha, Canadá, França, Itália, Japão, Alemanha, Brasil, Argentina, México, China e Índia, entre outros.

lal/tt/LR

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG