A agência de classificação de risco Standard and Poor's deve colocar todos os 17 países da zona do euro, incluindo potências como Alemanha e França, sob perspectiva negativa, o que normalmente significa que há chance de rebaixamento dentro de três meses.
Os seis países com rating AAA da zona do euro - Alemanha, França, Luxemburgo, Holanda, Áustria e Finlândia - estão entre as nações que devem ganhar perspectiva negativa, e seus ratings de crédito podem ser cortados, dependendo do resultado da cúpula dos líderes da União Europeia, no dia 9.
Mais cedo, a agência tinha ameaçado rebaixar as notas de Alemanha, França, Holanda, Áustria, Finlândia e Luxemburgo, devido à piora da crise econômica e política no bloco de moeda única, segundo informações do jornal Financial Times.
Veja também:
França e Alemanha promovem novo tratado que não inclua toda a UE
S&P prevê "leve recessão" na zona do euro durante 1ª metade de 2012
A S&P alertou os seis governos que seus ratings poderiam ser rebaixados para AA+ se a revisão de perspectiva não conseguisse convencer os especialistas. Os mercados já estavam preparados para uma potencial redução no rating francês, mas pouco esperavam que a Alemanha fosse incluída nesse grupo.
Segundo a agência, a Alemanha preocupa por causa do "potencial impacto do que vemos como aprofundamento de problemas políticos, monetários e financeiros em economias europeias e na zona do euro."
Leia mais:
Piora da crise ameaça rating francês, diz Fitch
Moody's vê pressão sobre perspectiva de nota da França
A S&P informou aos seis governos que concluirá a revisão "assim que possível" após a reunião de 9 de dezembro da União Europeia. As autoridades europeias temem que um rebaixamento possa dificultar a capacidade de o Fundo de Estabilidade Financeira Europeu conseguir levantar financiamento nos mercados para os planos de resgate de Irlanda, Portugal e Grécia.
Confira a cobertura completa da crise econômica
(com Reuters)
| moeda | compra | venda | var. % |
|---|
| indice | data | ultimo | var. % |
|---|