Mais de mil pessoas protestam em Madri contra cortes no orçamento 2013

Manifestantes se reuniram em frente ao Parlamento espanhol para expressar insatisfação contra propostas de cortes no orçamento e outras medidas para combater a crise

EFE |

EFE

Cerca de mil pessoas se reuniram pacificamente na frente do Congresso dos Deputados da Espanha, convocados pela Coordenadoria 25S, para protestar durante a sessão realizada pela câmara sobre o Orçamento Geral do Estado para 2013. Diante de um forte aparato policial, os manifestantes levam cartazes com a palavra "Não" e com desenhos de tesouras com os quais fazem referência aos cortes realizados pelo governo conservador do primeiro-ministro Mariano Rajoy.

ASSOCIATED PRESS/AP
Manifestantes em frente ao Parlamento Espanhol contra cortes no orçamento

Os participantes do protesto colaram nas cercas de segurança instaladas pela polícia para impedir a passagem dos manifestantes um cartaz no qual estava escrito "Renuncie PPSOE", em alusão aos dois partidos majoritários espanhóis (o governante Partido Popular e o Partido Socialista). Também colocaram papelões com diferentes mensagens, como "O governo pede paciência, nós gritamos desobediência" e "Fora políticos a serviço da troika", em referência ao suposto controle externo da economia espanhola por parte do grupo de credores formado pela Comissão Europeia, pelo Fundo Monetário Internacional e pelo Banco Central Europeu.

VejaPIB espanhol encolhe 0,4% no terceiro trimestre

A convocação de hoje começou às 17h30 locais (13h30 de Brasília) sem que se tenham registrado incidentes até o momento. A polícia advertiu aos manifestantes de que se tratava de uma concentração não comunicada às autoridades, e, por isso, não autorizada. Esta mobilização é a quarta convocada pela Coordenadoria 25S, promotora da iniciativa "Rodeie o Congresso", que aconteceu pela primeira vez no dia 25 de setembro e que se repetiu nos dias 26 e 29 do mês passado.

TambémSindicatos convocam greve geral na Espanha para 14 de novembro

Manifestante cola cartaz contra os cortes no orçamento durante protesto nesta terça-feira na Espanha. Foto: ASSOCIATED PRESS/APProtesto ocorreu no mesmo dia em que foi divulgado que Espanha tenha contração de 0,4% do PIB. Foto: ASSOCIATED PRESS/APEstimativa é que mais de mil pessoas tenham se manifestado contra cortes; Parlamento tenta conter crise econômica que afunda o país. Foto: ASSOCIATED PRESS/APManifestante em frente a grade com cartazes contra o Parlamento espanhol: 'não nos representam'. Foto: EFECartaz com frase 'Outro Congresso e Gasto' durante protesto nesta terça-feira contra cortes no orçamento 2013. Foto: ASSOCIATED PRESS/AP

A concentração de 25 de setembro ocorreu de maneira pacífica, com seis mil presentes, segundo fontes oficiais, até que um grupo de pessoas tentou pular as cercas colocadas para proteger o Congresso e a polícia precisou conter os manifestantes, causando incidentes que terminaram com 35 detenções e 64 feridos, 27 deles policiais. 

Leia tudo sobre: protestocrise econômicaespanhazona do europarlamentoorçamentocortes

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG