Confiança do consumidor da zona do euro tem leve alta em outubro

Comissão Europeia informou que indicador de confiança avançou para -25,6 pontos em outubro ante -25,9 em setembro; na UE, confiança piorou de -24,0 para -24,2

Reuters |

Reuters

A confiança do consumidor da zona do euro teve ligeira melhora em outubro ante o mês anterior, mostrou nesta terça-feira a primeira estimativa da Comissão Europeia.

A Comissão informou que seu índice de confiança do consumidor avançou para -25,6 pontos em outubro ante -25,9 em setembro nas 17 nações que compartilham o euro. Na União Europeia (UE), a confiança do consumidor piorou para -24,2 ante -24,0.

MaisPara da BC da Alemanha, medidas do BCE elevam riscos a contribuintes do bloco

Os gastos do consumidor equivalem a mais da metade da produção econômica da zona do euro, mas as famílias não estão conseguindo ajudar na recuperação, uma vez que o impacto da crise da dívida corta a renda disponível.

Os líderes da UE querem estimular o crescimento econômico e o emprego depois de quase três anos de crise e austeridade, mas o bloco tem pouco dinheiro imediato para investir e enfrentar desafios de longo prazo de queda da produtividade e envelhecimento da força de trabalho.

TambémUnião Europeia vai propor criação de agência de resolução bancária em 2013

O Produto Interno Bruto (PIB) dos 17 países que usam o euro caiu 0,2% no segundo trimestre deste ano ante o primeiro. Muitos economistas veem a zona do euro, que gera 16% da produção econômica global, encolhendo pelo menos 0,3% este ano. A recuperação pode acontecer somente em meados de 2013.

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG